Sem acesso ao interior do estádio Bahia Torcida Bamor esteve no
entorno da obra. Operários correm contra o tempo para cumprir palavra
entorno da obra. Operários correm contra o tempo para cumprir palavra
A dez dias de 28 de fevereiro, data estipulada pelo consórcio Arena Fonte Nova para entregar o estádio o governo baiano, muita coisa ainda precisa ser feita. Do lado de fora, no entorno do estádio, é visível que é preciso correr contra o tempo.
Durante o tempo em que a reportagem esteve no local foi possível acompanhar que do lado de dentro os trabalhos acontecem com uma movimentação mais “acelerada”. Com uma prancheta nas mãos, um funcionário passava instruções a um operário que instalava vidros na parte mais alto do estádio. Alpinistas davam os últimos retoques na cobertura, que já está finalizada. Muitos caminhões e caçambas podem ser vistos na região do estádio. A todo instante os veículos de carga fazem entregas ou deixam o canteiro de obras da arena.
- Para março estará pronta – disse um operário.
- Mas o prazo é para daqui a dez dias – rebateu a reportagem.
- Rapaz....não sei não... – respondeu o operário, sem perder o bom humor.
Fonte Nova (Foto: Eric Luis Carvalho)
- Não trabalhamos com outra data. Posso garantir que o estádio estará 100% no dia 28 de fevereiro. Pode parecer (que falta muito), mas temos muitas frentes de trabalho. Depois disso só teremos trabalhos de manutenção, como o tratamento da grama, mas o estádio estará pronto na data marcada – garantiu José Luis Góes, diretor de engenharia da Arena Fonte Nova, no dia 16 de janeiro. O prazo está mantido.
No último balanço divulgado, em 31 de janeiro, o avanço físico da obra era de 95%. O setor mais atrasado era na instalação dos assentos que estava em 55%. Nos dois primeiros anéis, a colocação das cadeiras já está quase concluída, enquanto o terceiro pavimento da arquibancada ainda recebe assentos. Do lado do Dique do Tororó é possível notar que a boa parte da arquibancada ainda não recebeu assentos.
Paralelo a isso, o consórcio decidiu fechar às portas do estádio para a imprensa até o dia da entrega. A missão é concentrar única e exclusivamente na finalização da obra. Por outro lado, os tapumes começam a dar lugar a um gradil que vai cercar a arena. O gramado que vai compor a área de convivência já começou a ser plantado. Operários ainda trabalham na torre de telecomunicações. Já o pedestal que abrigava a estátua de Pelé na antiga Fonte Nova, permanece na área interna da Arena, mas, aparentemente, sem uso.
Confira o último relatório detalhado do estádio divulgado no dia 31 de janeiro. As atualizações acontecem no final de cada mês. O relatório mais novo será publicado no começo de março.
- Avanço físico: mais de 95%
- Edifício garagem: 100% das fundações concluídas. 95% da estrutura concluída
- Instalações (hidráulicas, elétricas, TI etc): 93%
- Instalação da membrana da cobertura: 100%
- Instalação dos assentos: 55%
- Gramado: 100% plantado (em processo de maturação)
- Acabamento (revestimentos, pisos, etc):
* Pisos: 98%
* Revestimentos: 95%
Dois dias após data desejada para a inauguração, o estádio deve ver bola rolando pela primeira vez. O primeiro Ba-Vi do Campeonato Baiano está marcado para o dia 31 de março, um domingo.
Em junho, o estádio recebe três jogos da Copa das Confederações: o duelo entre Uruguai e uma nação africana, a decisão do terceiro lugar, e o esperado embate entre Brasil e Itália, primeiro confronto entre as duas maiores campeãs mundiais em solo brasileiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário